Atlântico usa Teste de Léger para avaliar capacidade aeróbica dos atletas no início da temporada

Atividade no início do ano auxilia comissão técnica na programação de atividades

A pré-temporada já começou! Após as avaliações médicas, o grupo de atletas do Atlântico já deu início aos treinos com a comissão técnica.

E uma das primeiras atividades foi a realização do Teste de Léger, com objetivo de avaliar a capacidade aeróbica máxima dos atletas.

O teste de vai-e-vem de 20 metros é um teste duplamente indireto que serve para estimar o valor do Consumo Máximo de Oxigênio (VO2max), em atletas. Foi desenvolvido por Léger e Lambert em 1982.

Este teste é composto por múltiplos estágios progressivos de corrida, com intensidade crescente e que determinam o VO2max do indivíduo.

O preparador físico do Clube, Tales Manhabosco enfatiza que com os resultados do teste em mãos, a Comissão Técnica terá condições de determinar com mais fidelidade a programação de treinos físicos neste início de ano.

“Em todo começo de pré-temporada, vários testes, não apenas o Léger, são realizados, com intuito de conhecer melhor cada atleta, ter uma análise individual e coletiva e isso nos auxilia na melhor distribuição dos trabalhos, com objetivo de realizar a melhor preparação física do grupo”, completa.

Skip to content