Tecnologia entra em quadra em favor do Atlântico

Sistema auxilia comissão técnica a minimizar erros e organizar equipe técnica e taticamente

Um chute errado, um passe mal feito, uma finalização mal sucedida. Situações normais de jogo em esportes coletivos e de alto nível como são competições como Gaúcho de Futsal – Série Ouro e Liga Nacional de Futsal (LNF). E o Atlântico Erechim estará competindo em ambas competições nesta temporada.

O futsal moderno se tornou muito mais veloz, mais dinâmico e exige cada vez menos erros para se alcançar objetivos. Neste sentido, o Galo de Erechim vem utilizando-se de ferramentas que possam ajudar a comissão técnica e trabalhar cada fundamento, cada detalhe que possa fazer a diferença entre a derrota e a vitória.

O preparador de goleiros Igor Braga, salienta que a ferramenta de análise de jogos e treinos auxilia toda a comissão técnica, mas especialmente o treinador Paulo Mussalém. “Através desta ferramenta, um software de análise esportiva, avaliamos o desempenho tanto em jogos quanto em treinos, tanto da nossa equipe, como do adversário. Coletamos dados que engloba finalizações, passes certos e errados, local na quadra de onde o atleta chutou, onde cada lance terminou, avaliações que nos permitem encontrar e melhorar pontos fracos e fortes”, destaca Igor.

atlatreinosub32

A coleta dos dados é feita por Igor, que também filma jogos e treinos. Estes dados são posteriormente repassados ao treinador Paulo Mussalém. São informações coletivas e individuais de cada jogador. “Com isso fornecemos subsídios para que o treinador possa fazer sua avaliação, rever principais lances de jogos e treinos em vídeos editados especificamente com este fim, movimentações de ataque, do setor defensivo, uma série de dados que vão auxiliar o técnico”, acrescenta Igor.

Para ele, esta ferramenta, o uso da tecnologia, se torna cada vez mais importante. “Na parte individual, avalia fundamentos, correções necessárias, onde o atleta pode melhorar, evoluir, enquanto que na parte coletiva é possível analisar movimentações, falhas, detalhes que as vezes passa despercebido em treinos e jogos. Isso tudo, vai fazer com que se minimize de forma eficaz os erros”, completa Igor Braga.

Skip to content